top of page

Eu te amo, você me ama, mas não nos entendemos


Quem nunca viveu ou pelo menos ouviu uma história de alguém que se apaixonou e que com o passar do tempo, essa paixão foi se diluindo, a ponto de parecerem dois estranhos?

Pois bem, isso é bastante comum, não só lá no meu consultório, mas na vida de um modo geral.

Certa vez, me deparei com um livro chamado “As 5 Linguagens do Amor” do Gary Chapman, que você encontra aqui ó, na Amazon , e confesso para você que não dei muita atenção na época. Inicialmente, me pareceu um livro de auto ajuda, sem muito fundamento e para ser utilizado em grupos de casais na comunidade ou na igreja. Nada contra a nada disso, só que não me atraiu tanto porque eu, como psicóloga, adoro um livro técnico, com conteúdo acadêmico e cheios de palavras e conceitos da psicologia, mas enfim.. o tempo passou, me deparei novamente com esse livro e resolvi dar uma chance para ele.

Então vamos lá!!!


Todos nós somos pessoas únicas, ninguém nunca foi e nunca será igual a você. Cada um tem a sua história e foi se constituindo internamente a partir de sua relação com o outro e com o mundo. A forma como amamos e entendemos que estamos sendo amados também difere de pessoa para pessoa. Gary Chapman chamou a isso como a sua linguagem do amor.


O que ocorre muitas vezes nos casais é que as linguagens não são as mesmas!!! Ou seja, um entende que é amado e expressa o seu amor através de uma linguagem que o parceiro não entende.

Por exemplo, uma determinada pessoa se sente amada através do toque físico – essa é a linguagem principal dessa pessoa e é assim que ela também expressa o seu amor. Só que o seu parceiro não entende essa linguagem, essa não é a linguagem principal dele e sim a principal linguagem é a de expressar o seu amor dando presentes. E assim, muita confusão pode acontecer. Ambos simplesmente não entendem, pois para cada um deles pode estar claro que estão demonstrando o seu amor, mas o outro, ainda assim, pode não se sentir amado.

Humm….como assim?


No livro, como o nome já diz,  são descritas 5 linguagens do amor: palavras de afirmação, toque físico, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico. Uma delas é a sua linguagem principal, a forma pela qual você expressa e recebe as mensagens de amor.

O grande “x” da questão é descobrir qual é a sua linguagem principal e qual é a linguagem principal do seu parceiro e a partir de então, buscar melhorar o diálogo entre ambos.

É claro que existem casos e casos e podem ter questões mais graves envolvidas nessa relação. Se for assim, procure ajuda profissional, ok?

A 5 linguagens do amor é só para quem está em um relacionamento? O foco do livro são os casais, no entanto, a forma como demonstramos o nosso apreço pelo outro interfere em todas as nossas relações – familiares, amizades, profissionais… O autor também deu sequencia ao tema e lançou outros livros, como por exemplo, As Cinco Linguagens do Amor para Solteiros.


Um breve resumo de cada uma das linguagens do amor:

♥ Palavras de afirmação – Algumas pessoas se sentem amadas quando recebem palavras encorajadoras, de reconhecimento,  afirmações positivas.

♥ Toque físico – o contato físico através de abraços, carinhos, toques, olho no olho.

♥ Tempo de qualidade – estar realmente presente, sem celular, tv ou desatento.

♥ Atos de serviço – fazer algo prático para ajudar o outro, para aliviar a pressão, para agilizar um projeto ou tarefa que seja de responsabilidade do outro.

♥ Dar presentes – Algumas pessoas se sentem amadas quando recebem algo físico, uma lembrança, um mimo, que demonstre que o outro pessou nela quando não estavam juntos.


E você? Qual qual mais se identifica?


Então é isso… abraços e até a próxima.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page